O processamento auditivo central exame (ou PAC, como também é conhecido) tem o objetivo de diagnosticar o processamento dos sons, conseguindo identificar alterações caso o paciente tenha dificuldade em interpretá-los.
O processamento auditivo central exame pode ser realizado em crianças com idade acima de 7 anos, adultos ou idosos. Neste caso, dois fatores são levados em consideração de forma principal: indicação médica ou queixas do próprio paciente.
Entenda mais do processamento auditivo central exame
Para compreender melhor o processo do exame, entre em contato com a Clínica Aura, que trabalha com profissionais da especialidade auditiva para proporcionar diagnósticos e tratamentos precisos aos pacientes. Saiba mais!
Saiba mais informações sobre o exame no texto a seguir.
Processamento auditivo central exame: O que é e qual sua importância?
Procurando por processamento auditivo central exame? Então aproveite e marque sua consulta na Clínica Aura, uma companhia especializada em audiologia e que oferece os melhores tratamentos para seus pacientes.
Ao falar do processamento auditivo central, podemos dizer que trata-se da capacidade que nosso cérebro tem para utilizar a informação que chega aos ouvidos. Ou seja, “é aquilo que o cérebro faz após captar a informação ouvida”.
Ele representa habilidades auditivas desenvolvidas desde o nascimento, como localizar o som, reconhecer, focar a atenção em um som, ignorar outros, discriminar um som do outro, memorizar sons sequenciais e muito mais.
No entanto, muitas pessoas crescem com certa dificuldade para reconhecer e compreender certos sons. Algumas delas podem apresentar dificuldade de compreensão, dificuldade para ler e escrever, de se socializar ou até mesmo para desenvolver sua fala.
Todos esses sinais servem de alerta para os pais, que devem se atentar e procurar um profissional o quanto antes. Quanto mais precoce for a procura pelo médico, mais simples serão as intervenções realizadas.
O que é exame de processamento auditivo central?
Como já vimos, o transtorno do Processamento Auditivo Central afeta as vias auditivas centrais, ou seja, as áreas posteriores a um nervo que é responsável pela nossa audição.
Quando esse transtorno é diagnosticado, ele recebe o nome de DPAC - Distúrbio do Processo Auditivo Central. Ele pode ser diagnosticado em qualquer idade, mas deve ser observado desde cedo, principalmente nas crianças.
Esse exame avalia o paciente que escuta certos sons e também aquele que não escuta nada, diferente de outros exames, como a audiometria.
No entanto, por mais que seja diferente da audiometria, é fundamental a realização dela e da imitanciometria antes de iniciar a avaliação final. Isso porque o profissional precisa ter conhecimento das condições da audição periférica de cada paciente.
Como é feito o exame de processamento auditivo central?
O exame para diagnóstico do DPAC é realizado dentro de uma sala acústica, onde serão aplicados testes de audição selecionados de acordo com a idade do paciente e da presença ou não de alterações auditivas.
Além disso, com base em cada perfil e histórico, o profissional consegue avaliar o comportamento e realizar a interpretação dos resultados obtidos.
Esses testes avaliam diversos fatores, como a percepção do som durante qualquer atividade difícil.
A duração do exame pode variar, tudo depende da quantidade de testes e de outros fatores. Em alguns casos a avaliação pode ser dividida em 2 ou até 3 sessões.
Quem deve realizar o exame do processamento auditivo central?
Como já mencionado, o processamento auditivo das pessoas deve ser desenvolvido logo na infância. Por essa razão, crianças a partir de 7 anos já podem ser levadas ao profissional, caso os pais notem alguma característica diferente.
E além das crianças, alguns adultos também podem sofrer do distúrbio, se diferenciando das crianças apenas em alguns aspectos.
Entre as principais características que devem ser avaliadas, estão:
- Dificuldade de aprendizagem;
- Dificuldade de compreensão;
- Dificuldade para memorizar;
- Desatenção/Distração;
- Cansaço rápido ao assistir aulas ou palestras;
- Agitação/Inquietação;
- Dificuldade para ouvir e se concentrar em ambientes mais barulhentos;
- Demora para compreender o que foi dito;
- Dificuldade para se socializar/conversar com muitas pessoas;
- Dificuldade para localizar de onde está vindo os sons;
- Entre outros.
Faça aqui seu processamento auditivo central exame!
Conte com a Clínica Aura e encontre tratamentos e exames completos para você e sua família.
Só na Clínica Aura você vai encontrar: aparelhos auditivos, audiologia, exames bera, fonoaudiologia, mini aparelho auditivo, processamento auditivo central exame e muito mais.
A Aura possui anos de tradição e é especializada em atendimento clínico e terapêutico para bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos. A clínica é referência no atendimento multi e interdisciplinar nas regiões de Osasco, Alphaville e Zona Oeste de São Paulo.
Além disso, a companhia é altamente recomendada nas regiões, pois conta com profissionais qualificados para a realização dos procedimentos. Tudo isso, para garantir a saúde e bem estar da sua família.
Quer saber mais? Então não perca mais tempo. Entre em contato agora e agende uma visita!